Lista de gatilhos mentais para Vendas

Lista de gatilhos mentais para Vendas

Os gatilhos mentais estão em toda parte. Eles são muito mais diversos do que esperamos e por isso é preciso conhecê-los bem para aplicá-los. Apenas com muito estudo você poderá usar essa técnica ao seu favor.

O Que São Gatilhos Mentais?

“Gatilhos Mentais são estratégias de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. Wikipédia

Para que você tenha uma visão mais focada nos gatilhos mentais, separamos uma lista com os 15 principais exemplares. Desta maneira, você entenderá seus termos e qual ponto é atingido por eles. Confira!

Lista de gatilhos mentais para Vendas

 Gatilho Mental: Dor x Prazer

A maior parte do nosso tempo é usada em uma longa “batalha” para evitar a dor e ter mais prazer. Cada pessoa tem dores e prazeres diferentes. Por isso, para ganhar dinheiro, você precisa saber qual a dor e o prazer que atingem o seu público alvo. Vale ressaltar que evitar a dor é sempre uma preferência do ser humano.

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Novidade

O ser humano está sempre em busca de novidades. O nosso cérebro sempre quer algo ainda inédito e por isso esse é um gatilho que vemos frequentemente. A tecnologia e seus lançamentos constantes criam um bom exemplo de como esse tópico funciona.

Por que

Porque essa promoção está oferecendo um preço tão baixo? As pessoas costumam desconfiar e é preciso dar um motivo a elas. Sempre que você apresentar um produto faça questão de explicar o porquê aquele item vale a pena.

História

Somos seres emocionais. Contar uma história a serviço da produção de marketing é uma forma de ativar alguns sentimentos nas pessoas. Quem não se vê em uma história de sucesso ou se emociona com as dificuldades contadas na trajetória de outra pessoa? Você pode criar uma experiência interpessoal através de uma história.

Simplicidade

As pessoas sempre buscam uma forma mais simples de fazer um serviço ou obter um resultado. Você precisa mostrar que a simplicidade faz parte das características do exemplar que você está divulgando. Assim, as pessoas vão entender que aquilo pode facilitar algo para elas.

Inimigo em comum

E se o seu produto for “exatamente o oposto” daquilo que o seu público alvo odeia? Então vocês terão um inimigo em comum. Quer ver alguns exemplos de rivalidade que geram bilhões? Apple x Microsoft, Coca-Cola x Pepsi, McDonalds x Burger King, Gmail x Hotmail e etc. Se você parar para analisar, na verdade são todas semelhantes. Contudo, sua rivalidade fideliza os clientes.

Quem não é curioso? Na hora que temos a oportunidade de saber um “segredo” nos sentimos saciados. Por isso, que tal oferecer para os compradores do seu produto uma informação “restrita”?

Antecipação

A antecipação é um gatilho que deve ser usado sempre que você planeja lançar um produto. O segredo é criar uma expectativa entre os seus clientes. Com essa tática, você os deixa propensos a aguardar por esse item com muito mais abertura para comprar ou consumir.

Prova Social

Quando alguém que você confia atesta que algo é bom, é muito mais fácil que você acredite neles do que em uma propaganda. Esse mesmo gatilho pode ser imputado para celebridades ou marcas conhecidas que já tenham a cofiança do seu público. A lógica é simples: se eles dizem que algo é útil, então realmente deve ser.

Referência

Ninguém gosta de ser obrigado a comprar um único pacote de serviços por falta de alternativas. As pessoas gostam da experiência da referencia, onde elas podem comparar preços prazos, bônus e etc. Na hora de vender algo, sempre ofereça mais de uma opção de dados e valores.

Urgência

Se você chega em um shopping e percebe que está acontecendo uma promoção, com duração de uma hora, então você nem pensa muito e vai correndo simplesmente comprar algo que te interesse. A urgência é um gatilho que deve ser sempre usado com um cronometro ou contador à vista para que a pressão seja maior do que a vontade de procrastinar a compra.

Sentimento de importância

As pessoas querem sentir-se importantes. O ser humano, desde cedo, quer ser mimados ou admirado por uma característica. Para que você ganhe a confiança desse cliente nada é mais útil do que mostrar-lhe que ele realmente importa. Que tal fazer uma ligação no seu aniversário ou enviar um vale-presente com um desconto único?

Comunidade

Aprendemos ainda na infância que é importante pertencer a um grupo. Nada melhor do que estar inserido em uma comunidade com características em comum com você. É importante sempre promover esse sentimento com os seus produtos. Destaque que os consumidores se tornaram parte de uma família “exclusiva”.

Escassez

Quando algo está acabando ou é lançado em número restrito logo o interesse das pessoas começa a surgir. Acontece que temos a ideia de que tudo que é difícil tem mais valor. A exclusividade de comprar algo que não estará à disposição por muito tempo tem um grande apelo comercial.

Controvérsia

Uma controvérsia deixa as pessoas curiosas e até com um pouco de raiva. Ninguém gosta de ter seus conceitos desafiados e isso abre espaço para que você fale mais sobre seu produto ou serviço e explique seus métodos. Quer um bom exemplo? Quando vemos chamadas como “emagreça sem esforço” ou “fique rico trabalhando só uma hora por dia” pensamos logo que é mentira, mas colocamos à prova. Nesse momento você tem espaço para fazer seu marketing.

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Lista de gatilhos mentais para vendas (o Poder de persuasão)
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1 Comentário


  1. Estamos começando a estudar o assunto que é muito fascinante. As palavras, quando usadas de maneira correta induzindo alguém a fazer algo, realmente tem muito poder. Fica muito interessante com o passar do tempo de tanto a gente fazer rsrs. Acho que estou fazendo alguma coisa parecida com isso, vou esperar os resultados.

    Abraços,
    Conheço você a um tempinho lá pelo Dani Edson rsrs

    Responder

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