O poder dos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são tipos de atalhos que se constituem numa poderosa arma que pode ser utilizada para persuadir uma pessoa a tomar uma ação que você queira.

Profissionalmente, eles aparecem em textos, cartas de venda, e-mail marketing, vídeos, etc. 
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Mas, os gatilhos mentais não se limitam a isso.  

Diante de relacionamentos (afetivo, familiar ou de amizade) os gatilhos mentais também funcionam e quando bem utilizados demonstram grande habilidade de convencimento para se conseguir aliados. Para isso basta mudar a maneira de apresentar os argumentos. Conhecendo a forma correta de se utilizar os gatilhos mentais, seu poder de convencimento se tornará um eficaz instrumento de persuasão. 

O que é persuasão 

A persuasão é uma estratégia de comunicação que se utiliza do emprego de estímulos para levar alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação. Ao aprender essa arte, você vai conseguir fazer com que pessoas ajam, sintam ou pensem como você gostaria que elas agissem, sentissem ou pensassem. 

Mas, ao contrário do que se possa imaginar, persuadir não tem a ver com o convencimento da forma como conhecemos, ou seja, usar o conhecimento lógico-racional para explicar detalhadamente os pormenores da argumentação. A menos que você esteja falando com cientistas, essa forma racional de argumentar vai tornar você um chato de galochas.  E isso vai afastar cada vez mais sua audiência. 

Persuadir é encantar 

Ao contrário, quando usa a técnica da persuasão você se torna uma pessoa encantadora. Isso porque a arte de persuadir está ligada às emoções, à percepção do outro e não à lógica e ao conhecimento. Para persuadir é preciso entender o ponto de vista do outro para então saber para onde ele quer ser conduzido. Sabendo disso, você pode indicar o caminho. 

Por isso, o elemento essencial da persuasão é a empatia, algo que as pessoas não têm exercitado muito ultimamente. 

Empatia é a chave 

A empatia está em baixa num mundo onde muitas pessoas compartilham, nas redes sociais, status contando como estão se sentindo como se disso dependesse a paz do mundo. Os selfies proliferam na internet como erva daninha, sem outro propósito que não seja o culto ao ego. Muitas dessas pessoas estão tão preocupadas consigo mesmas que não prestam atenção ao que o outro está falando. 

No entanto, quem consegue escapar desta armadilha e se coloca no lugar do outro, acaba por “sentir” o que o outro sente e sintonizar com suas necessidades e desejos. Quando você conseguir isso terá condições de aplicar a técnica da persuasão com sucesso. 

Como desenvolver a capacidade de persuadir 

Ao se colocar no lugar do outro e sentir o que ele sente, torna-se possível entender o problema dele, “imaginar” o que ele deseja e a partir daí estabelecer um ponto inicial e um ponto final dentre os quais se pode traçar uma linha de atuação que contemple os desejos de ambas as partes. Essa aproximação depende da aceitação do outro, obviamente. E ao consegui-la você terá grandes chances de sucesso ao sugerir ideias, atitudes ou ações que você gostaria que fossem aceitas, compreendidas ou realizadas.  

Como ser convincente 

Tudo isso porque o nosso sistema decisório não age com base na racionalidade. Ao fazer uma escolha, o indivíduo usa a emoção e só utiliza o pensamento racional para justificar a decisão tomada. 

Quando você se instrui sobre persuasão e gatilhos mentais, aprende a explorar a emoção nos seus interlocutores e a conduzi-los através de uma decisão. Além disso, conhecendo a arte da persuasão você terá mais subsídios para se manter no domínio de suas próprias emoções. Terá condições de estar alerta e tomar suas próprias decisões com muito mais consciência e domínio.  

Falando assim, dá a impressão que a persuasão é uma forma que as pessoas usam para manipular outras, mas, não se deve confundir as duas coisas. Manipular é usar de informações ardilosas para convencer uma pessoa a fazer algo que ela não quer ou não precisa. Na manipulação uma pessoa sai ganhando e a outra sai enganada. 

Persuadir alguém é utilizar formas para convencer uma pessoa a fazer algo que ela quer ou precisa, mas não sabe o que nem como. Em outras palavras, você vai demonstrar àquela pessoa que o produto que você está oferecendo pode ajudá-la a resolver um problema que e isso vai fazê-la mais satisfeita ou realizada. Na persuasão, as duas pessoas saem ganhando. 

O que os gatilhos mentais fazem 

A psicologia humana demonstra que as pessoas sempre estão em busca de algo, seja para fugir de uma dor, seja para conseguir um prazer. Quando se sabe a dor ou o prazer de um determinado público, é possível agir sobre os instintos e emoções desse público, tornando-os mais sugestionáveis.  

Existem muitas formas de se fazer isso. E essas formas são os gatilhos mentais. Por isso eles são entendidos como atalhos que levam o a cérebro a tomar uma decisão mais facilmente.  

Como usar a persuasão para ampliar seus negócios  

A persuasão aumenta o seu poder de convencimento através da utilização de gatilhos mentais, com a intenção de intensificar vendas ao seu público através de: 

Agregação de valor: Quando uma pessoa adquire um produto ela age não somente para preencher uma necessidade, mas principalmente, pelas vantagens que terá ao realizar a compra. Você pode se utilizar dos gatilhos mentais para demonstrar ao seu cliente que o seu produto tem um valor subjetivo bem maior do que o simples preço da venda. A isso se chama agregar valor. Quando você agrega valor ao seu produto, o seu cliente sai totalmente satisfeito da transação. E para fazer isso será preciso um conhecimento amplo da utilização dos gatilhos mentais. 

Marketing eficaz: Para que seu marketing seja eficaz e retorne altas taxas de conversão ele precisa estar cercado de estratégias de gatilhos mentais. 

Finalização da compra:  O sucesso das suas vendas se mede na finalização da compra. Através dos conhecimentos, que os gatilhos mentais vão te proporcionar, você ganhará a confiança do seu cliente. Suas propostas serão bem recebidas pois os argumentos persuasivos dos gatilhos mentais são realmente irresistíveis. O resultado dessa confiança vai aparecer logo na forma de vendas efetivas. 

Portanto, se você quer imprimir efetividade à sua comunicação e resultado à sua campanha de marketing, precisa conhecer e pôr em ação os principais gatilhos mentais. Eles serão o diferencial entre vender e vender muito bem. 

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